Por ser uma plataforma online e de formato diferente dos hoteis tradicionais, ainda ficam algumas dúvidas por parte dos hóspedes e anfitriões, quanto a segurança de locar e se hospedar pela plataforma. Fiquem tranquilos, vamos sanar as principais questões relativas a segurança.
Nesse artigo você vai ler:
2.1- Defina os requisitos dos hóspedes
2.2- Regras da casa
2.3- Visites os perfis e veja observações
2.4- Conheça os seus hóspedes com antecedência
2.5- Mantenha informações e equipamentos de segurança acessíveis
2.6- E se houver algum imprevisto?
2.7- Não trabalhe com preços mínimos
3- Segurança para o hóspede
3.1- Utilize filtros de pesquisa
3.2- Confira a descrição do imóvel
3.3- Confira as fotos
3.4- Confira os comentários
3.5- Conheça o anfitrião e tire dúvidas
3.6- Cheque o local
3.7- E se tiver algum imprevisto
1.Sobre o Airbnb
O Airbnb inicou em 2008, por dois designers que tinham cômodos sobrando em casa e resolveram locar para 3 viajantes que tiveram dificuldades de encontrar um hotel na região. Não demorou muito para a ideia prosperar e fazer com que anfitriões cadastrados no aplicativo recebessem milhões de viajantes ao redor do mundo.
Qual a diferença do airbnb para um hotel ou pousada?
O Airbnb é uma plataforma de compartilhamento e mediação de locação, com amplo alcance de acessos. Ela permite proprietários de imóveis mobiliados, cadastrarem quartos ou propriedades inteiras no site para que sejam visualizadas e locadas por usuários do aplicativo de qualquer local do mundo. Após os hóspedes locarem o espaço sem burocracia, estes mesmos podem usufruir da residência com privacidade e autonomia, diferente dos hotéis, onde normalmente há outros hóspedes, áreas comuns, etapas mais extensas para checkin, e serviços de quarto para arrumação ou pedidos especiais.
Apesar da desburocratização para a locação, o aplicativo conta com ferramentas sólidas para dar segurança aos hóspedes e anfitriões. Importante salientar, que o anúncio só performará bem se as informações disponibilizadas forem fiel ao imóvel, e o hóspede só conseguirá continuar se hospedando em futuras acomodações, se tiver cuidado com a propriedade, caso contrário poderá ser recusado pelos anfitriões.
Para efetuar reservas, os hóspedes obrigatoriamente disponibilizam informações pessoais ao site como nome completo, data de nascimento, número de telefone, endereço de email e método de pagamento. Os anfitriões das acomodações também possuem a opção de exigir que os hóspedes se identifiquem com RG e CPF antes de reservar seu anúncio.
2.2 Regras da Casa
A primeira dica é clareza, ser claro nas informações disponibilizadas sobre o imóvel, evitam má interpretações, má utilização e frustrações quanto as expectativas do imóvel.
Crie um Manual do imóvel, contendo regras da casa, manual de uso de eletrodomésticos e eletroeletronicos, indicação de roteiros turísticos da região e informações sobre localização de itens disponíveis aos hóspedes dentro do imóvel. Sempre deixe a vista do hóspede assim que ele adentrar ao imóvel, importante também que as regras da casa, estejam no anúncio da plataforma, evidencie ali os principais pontos como por exemplo: não fumar, não levar pets, horários de silêncio.
Todos hóspedes que já se hospedaram na plataforma, possuem histórico de estadia, esta é uma forma segura do anfitrião conferir a reputação dos usuários, baseado nas avaliações e comentários de outros anfitriões que já os receberam.
A partir do interesse do hóspede em sua acomodação, vocês já podem trocar informações, está é uma ótima oportunidade de conhece-lo, responder ou fazer perguntas que podem aparecer antes ou durante a estadia.
É importante equipar sua acomodação com todos itens básicos de segurança que possam ser necessários durante a viagem. Isso inclui coisas como um detector de fumaça e monóxido de carbono em funcionamento( que podem ser solicitados gratuitamente pela plataforma) um extintor de incêndio, um kit de primeiros socorros e informações sobre como entrar em contato e chegar as autoridades locais.
2.6 E se houver algum imprevisto?
O Airbnb oferece um seguro ao anfitrião de US$ 1 milhão para ajudar a solucionar problemas com estadias lesivas. É importante que sejam guardadas todas notas fiscais de compras realizadas em benefício da acomodação, para posterior protocolização e ressarcimento.
A plataforma conta ainda com atendimento completo aos anfitriões em horário integral para sanar qualquer dúvida, seja para remarcações, reembolsos e restituições, etc...
Aqui vai a última dica, esta é de ouro.
2.7 Não trabalhe com preços mínimos
Estudos apontam que quanto maior a percepção de valor, maior o cuidado com o espaço. Oferecer diferenciais físicos na acomodação, atendimento, ou anúncios fiéis e encantadores, garantem maior responsabilidade do hóspedes sobre a hospedagem.
Sabemos que dependendo da sua localização, a concorrência pode ser bem acirrada, se neste momento você já possui uma acomodação e não pretende reformá-la ou fazer melhorias físicas, sugerimos que siga as dicas de atendimento, e melhoria do anuncio. Consequentemente seus hóspedes através da avaliação e comentários, formarão sua autoridade. Estude também, sobre estratégias de precificação.
Agora, se deseja não só construir maior percepção de valor para cuidados, mas para aumentar sua rentabilidade. Invista em experiências autênticas, aqui na Rendelar somos especialistas em análise de viabilidade e projetos de acomodações únicas com enfoque em rentabilidade. Visite nosso site.
3.Segurança para o hóspede
3.1Utilize os filtros de pesquisa
O site do Airbnb é bem intuitivo, seu mecanismo de busca permite filtrar características de acordo com as necessidades do viajante, basta inserir as datas pretendidas, quantidade de hóspedes e fazer busca. Se desejado, defina a quantidade de quartos, camas, banheiros, comodidades e eletrodomésticos.
3.2Confira a descrição do imóvel
Certifique-se que a descrição bate com as fotos apresentadas, é comum que sejam utilizados adjetivos qualitativos para valorar o imóvel, faça a comparação entre texto e imagem para não restar dúvidas.
A maneira mais assertiva, de não ter as expectativas frustradas é conferir as fotos anunciadas, confira se todos os ambientes oferecidos no anúncio foram fotografados, quanto mais fotos e ângulos de cada ambiente melhor, observe principalmente as áreas molhadas(banheiros e cozinha), os itens de frequente utilização como chuveiros, camas e fogão. Se imagine utilizando o espaço, outra sugestão é comparar a foto com a descrição do imóvel
Quer saber o que achou quem se hospedou no imóvel? todos os comentários feitos no anúncio são de quem já se hospedou no imóvel, leia cada um deles, e veja quais são os pontos positivos e negativos evidenciados, eles serão o complemento perfeito para a veracidade das informações anteriormente comentadas neste artigo, é comum que informações como a facilidade do checkin, checkout, sejam ditas, assim como a qualidade do imóvel, características da localização, limpeza.
Observe também como o anfitrião lida com as criticas, respondê-las com humildade, propor eventuais melhorias, ser prestativo, são sinais positivos de profissionalismo e gestão eficiente.
Caso perceba que alguma informação importante para você, não foi comentada, não hesite em contatar o anfitrião para saná-las antes da reserva ou mesmo durante a estadia. Sempre use os canais de atendimento dentro do site, tanto para contato como para a transação financeira. Assim, sempre será assegurado pela plataforma. Confira o perfil do anfitrião, todos anúncios possuem informações a respeito do anfitrião, como descrição, contato, avaliações e outras propriedades administradas pelo mesmo.
Uma dica bacana é utilizar a localização aproximada disponível no anuncio, clique e pelo google vasculhe a região, assim conhecerá mais sobre o bairro, vizinhança e acessos. O endereço completo sempre é fornecido após a reserva.
3.7 E se houver algum imprevisto?
A Plataforma disponibiliza gratuitamente aos anfitriões alarmes de fumaça e monóxido de carbono (CO),e também orienta a disponibilização de kits de emergência. Acomodações bem avaliadas possuem anfitriões de prontidão para sanar eventualidades no imóvel.
O Airbnb também oferece atendimento completo aos hóspedes em horário integral para sanar qualquer dúvida, seja para remarcações, reembolsos e restituições, etc..